terça-feira, 12 de março de 2013

PREFEITURA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA, COMEÇA A IMPLANTAR O MÉTODO "MANDALA" DE IRRIGAÇÃO PARA ALANVANCAR A PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS E GERAR RENDA NO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS

IRRIGAÇÃO ALTERNATIVA NO POVOADO VERTENTE DE CIMA

Projeto Mais Alimento, com Produção Agroecológica Integrada e Sustentável em Sistema Mandala para melhoria de renda, alimentação e gestão de recursos naturais na comunidade Vertente, Município de Urbanos Santos - MA. 


É uma pratica agroecológica nos sistemas produtivos, surge como perspectiva para a melhoria da oferta de mercado, qualidade de vida, aumento de renda e zelo pelo meio ambiente dos agricultores familiares do Município, com a implantação da unidade de Produção Agroecológica Integrada de (hortaliça/galinha caipira) Sustentável, utilizando a tecnologias sociais, esse sistema de produção, surge como alternativa para amenizar a carência de produtos oriundos da agricultura familiar no abastecimento do mercado local assim como melhorar as condições de alimentação e nutrição das famílias das comunidades rurais do município de Urbanos Santos  que serão envolvidos no Projeto Mandala, possibilitando aumento de renda com excedente da produção. Este projeto visa oportunizar os produtores familiares de baixa renda, possibilitando alternativas capazes de proporcionar a ocupação de mão de obra, em atividades econômicas sem prejudicar e degradar o meio ambiente. 
O projeto tem como meta: implementar 01(uma) unidade de Produção Agroecológica Integrada Sustentável de hortaliças/galinha caipira utilizando a Tecnologia Social em Sistema de Mandala, em 0,5 há de área; Atender e capacita comunidades de famílias rurais do Município de Urbanos Santos; Promover a produção de aproximadamente 1800 maços de hortaliças folhosas no período de 65 dias, assim como 60 galinhas caipiras de aproximadamente 2,5 kg/ave na unidade de produção integrada do sistema em aproximadamente 75dias; Realizar uma feira com produtos agroecológicos provenientes do Sistema de Produção de tecnologia Social.
O projeto deve incluir membros homens e mulheres, de preferência 50% de cada. A Prefeitura e a Secretaria de Agricultura  Municipal pretende engajar outros projetos com as culturas de subsistência e também na produção diversificada para suprir o mercado local. Para comunidade junto ao Mandala já será preparado um hectare para o plantio de Melancia. A comunidade se mostrou empolgada com o projeto Mandala e esperam uma melhora nas condições de trabalho e de produção, gerando uma identidade produtiva o que abre as portas para um investimento futuro, a exemplo PRONAF’s.
O preparo da área escolhida para construção do sistema por parte da Secretaria de Agricultura Municipal e a montagem (construção) inicial dos sistemas aplicado da tecnologia social pelos técnicos da TECSAM em parceira com o corpo técnico da secretária de agricultura. A primeira meta de produção está prevista para o final de abril de 2013.

Sistema Mandala em funcionamento no Piauí, 
Mandala de Urbano Santos não usará caixa d`água central e sim galinheiro,
diversificando ainda mais a produção
A FOTO É DO BLOG WWW.MAONATERRA.BLOGSPOT.COM