segunda-feira, 6 de maio de 2013

INÉDITO: GESTÃO PÚBLICA DE URBANO SANTOS PRESTA CONTA DOS 3 PRIMEIROS MESES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

A 1a. AUDIÊNCIA PÚBLICA DO EXECUTIVO FOI REALIZADA NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, NO PENEIRÃO. 
FOTOS: DANIEL DUTRA E JOSÉ RAMOS
FUS, FPM, FUNDEB e outras receitas foram esmiuçadas item a item

A atual administração de Urbano Santos continua inaugurando uma série de novidades. Atitudes e iniciativas nunca vistas antes na cidade estão marcando a nova gestão. Uma grupo de secretários com equipes comprometidas e atuantes sob a coordenação de uma gestora extremamente dedicada, presente e descentralizadora, que a cada dia mostra sua capacidade enquanto administradora pública.Iracema Vale desta vez surpreendeu a cidade com uma iniciativa nunca antes ocorrida por estas bandas: a 1a. Audiência Pública, dos 3 primeiros meses de sua gestão.

Secretaria Clesiane Souza discorreu sobre a saúde nesta Gestão

50 Plantões médicos por mês somente no hospital municipal e fisioterapia

O evento não se resumiu a apresentar as realizações deste início de mandato de várias secretarias, foi anunciado o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. 

Iracema Vale fez questão de abrir as contas da gestão, esclareceu que a contabilidade está sendo feita aqui mesmo, na prefeitura, e está a disposição de quem quiser ver, além de que como de praxe, ficará no TCE e na Câmara de Vereadores também disponível ao público, bem como todos os balancetes e respectivas notas.

Profa. Nilma Sodré abordou os investimentos na educação 

Cada item de despesa foi exposto na Audiência, acima informática para alunos da rede municipal
As dificuldades enfrentadas nestes primeiros meses foram principalmente com as inadimplências encontradas, muitas já resolvidas, mas ainda temos várias Federais: Funasa 05, MDA 01, Ministério das cidades 01; FNDE 02; Conselho de quimica – 02; CADIM ; INSS (16 milhões) ; CRP ; SIOPE ;SIOPS; Contas anuais; algumas Estaduais: CAEMA (mais 300 mil de débito); SES; SEEDUC; SEC. CULTURA E SINFRA, várias destas por falta de prestação de contas de gestões passadas e 361 ações judiciais, que levam boa parte do orçamento.

Vários vereadores cumpriram sua obrigação: na foto alguns que acompanharam a Audiência
O momento de descontração, se assim podemos falar, ficou por conta da descoberta de uma ligação clandestina de água ligando o sistema de água do Estádio municipal à casa de um ex-prefeito, a tubulação passava por baixo do calçamento da rua, de uma quadra a outra, sorrateiramente.  A gestão municipal mandou cortar "o gato" que há anos abastecia toda a residência do ex-gestor. 

A intenção da atual gestão é ser autosuficiente em água potável, para assim poder dispensar a Caema deste fornecimento e economizar nesta despesa.
O público permaneceu até as 13hs atento às explicações da Prefeita e do Secretariado